quinta-feira, 17 de junho de 2010

Meteorologia: entenda melhor essa profissão




É a ciência que estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos. O meteorologista pesquisa e avalia as condições atmosféricas e examina dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta. Interpreta gráficos, imagens de satélites
e radares, utilizando mapas e programas específicos de computador. Sua atividade é fundamental para o setor rural, uma vez que o agricultor depende das condições climáticas para definira época de plantio e colheita. Também trabalha em empresas que prestam serviços de radio meteorologia e meteorologia ambiental.



Meteorologia não se restringe a previsão do tempo:

Engana-se quem pensa que a meteorologia se limita às previsões do tempo, uma de suas principais aplicações. A ciência analisa todos os fenômenos naturais que acontecem na atmosfera e implicam na vida do ser humano. Entre as aplicações fora do campo de previsão do tempo, estão estudos que auxiliam trajetórias de aeronaves, medição de níveis de poluição do ar, construção civil, efeitos das variações climáticas no corpo humano, na agronomia, em rios e reservatórios, entre outras.


Quer saber do mercado de trabalho?


O mercado para os meteorologistas permanece com boas oportunidades, pois há carência de profissionais graduados. Eles trabalham principalmente com previsão do tempo, observando imagens de satélite e radares meteorológicos. Quem tem conhecimentos de meteorologia ambiental também encontra perspectivas animadoras em instituições que operam nesse setor, como as secretarias estaduais e municipais de Meio Ambiente. Rádios e canais de TV abrem vagas para o profissional nos boletins de informação e previsão do tempo, mas esse nicho de mercado ainda é restrito.


Salário?


Com apenas 1.200 profissionais graduados atuando no País, a previsão de empregos para quem é formado em Meteorologia no Brasil é de céu claro com possibilidade de bons salários. Atualmente, a profissão abre vagas não só na previsão do tempo, mas também em diversos setores do Governo e de empresas privadas. O salário médio inicial do meteorologista promete pode chegar até a R$ 1.700. Já o técnico ganha em torno de R$ 700 no início de carreira.

Formação:

O curso superior de meteorologia dura quatro anos. A disciplina exige mais intimidade com números e cálculos do que com a geografia. No ciclo básico, que acontece nos dois primeiros anos, o aluno se dedica principalmente ao estudo de Física, Matemática e linguagens de computação. Já no ciclo avançado, aplica esses conhecimentos aos trabalhos dos diversos processos físicos que ocorrem na atmosfera. Já o curso técnico dura três anos (relativos ao Ensino Médio técnico) e também é puxado em disciplinas como Física e Matemática. Técnico: tem diploma de Ensino Médio técnico e, pela lei, não pode assinar pelas previsões meteorológicas. Ambos os profissionais têm registro no CREA (CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA).


Dia Mundial do Meteorologista:


A data de 23 de março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 23 de março de 1950. A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo, por exemplo, as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das mega cidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.

Um comentário:

  1. olá

    gostaria de saber sobre se a meteorologista esta entre as melhores profissões do momento.

    ResponderExcluir